Agroecologia é a solução para uma produção rural sustentável

09/08/2009 21:22

 

Produtores, consumidores e instituições públicas têm demonstrado, cada vez mais, o interesse em mudar a forma de produção agrícola para um sistema mais sustentável e menos agressivo ao meio ambiente. Sob essa perspectiva, será realizado em Curitiba, entre os dias 9 e 12 de novembro, o VI Congresso Brasileiro de Agroecologia e o II Congresso Latinoamericano de Agroecologia.

Uma demonstração do interesse crescente em torno da Agroecologia no Brasil e na América Latina é o número de trabalhos inscritos no congresso, considerado surpreendente. Foram inscritos 1.500 trabalhos, que irão discutir, entre outros assuntos, as alternativas disponíveis para aumentar a produção de alimentos com menos dependência de pacotes tecnológicos, como insumos químicos e agrotóxicos, e com menos agressão ao meio ambiente.

Esses trabalhos foram supervisionados, esta semana, pelo professor Fabio Dal'Soglio, diretor da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Segundo ele, num momento em que epidemias e contaminações ameaçam o mundo, governos, produtores e consumidores deveriam se preocupar mais em direcionar suas políticas públicas e investimentos para sistemas de produção de alimentos mais sustentáveis, que reduzam as possibilidades de transmissões de vírus e de bactérias.

Dal'Soglio citou, como exemplo, a pandemia de gripe suína que está preocupando o mundo inteiro. Se houvesse menos trânsito de animais, mais criação ao ar livre, com conforto, não haveria tantas mutações de vírus como estão ocorrendo. O professor atribuiu às grandes criações industriais, ao trânsito intenso de animais e à proximidade com o homem a transferência de vírus dos animais para os homens.

Na avaliação do professor, esse trânsito intenso de produtos acontece também na área vegetal, o que favorece a disseminação de fungos, vírus e bactérias que se transmutam e se transformam em epidemias ameaçadoras para a humanidade. Ele defende o consumo de alimentos produzidos localmente, que irá resultar numa grande economia de estrutura, combustíveis e redução de práticas que elevam o aquecimento do meio ambiente.
Segundo Dal'Soglio, a Agroecologia é uma resposta tranquilizadora a todas essas situações que o mundo está vivenciando. Ela é uma ciência que trabalha de forma conjunta os interesses dos produtores, dos consumidores e dos cientistas, que resulta em novos comportamentos como o consumo consciente, a redução de custos do agricultor, a redução do aquecimento global, das crises econômica e ambiental. Enfim, é uma ciência que busca a solução para todos esses impasses que estão no olho do furacão das preocupações mundiais, disse.
 

Contato

Feraa Engenharia

feraa@feraaengenharia.eng.br

Praça Ari Barroso, 200, sala 4
Maringá PR
87015-620

(44) 3226.3831

Pesquisar no site

© 2020 Todos os direitos reservados - versão 01.10

Crie um site gratuitoWebnode